O país
A Áustria é um país europeu, seu território se encontra na Europa Central; limita-se ao norte com a República Theca; a noroeste, com a Alemanha; a oeste, com a Suíça; a nordeste, com a Eslováquia; a leste, com a Hungria; e ao sul, com a Eslovênia e a Itália.
A Geografia da Áustria apresenta ao sul e a oeste grandes altitudes em razão da presença da Cordilheira dos Alpes, desse modo o relevo é bastante acidentado - característica que permite a prática de esportes de inverno como ski e snowboard.
Os pontos mais altos do país são respectivamente Grossglochener (3798 metros ) e Wildspitze (3774 metros ). O país possui clima temperado, com verões amenos e invernos rigorosos.
Os pontos mais altos do país são respectivamente Grossglochener (
População: 8,2 milhões (jul. 2005, estimado).
Taxa de crescimento pop.: 0,11% (2005 est.).
Expectativa de vida ao nascer: 78.9 anos.
Religiões: católicos romanos 73,6%, protestantes 4,7%, muçulmanos 4,2%, outros 14% (censo 2001).
Línguas: alemão (oficial em todo o país), esloveno (oficial em Carinthia), croata (oficial em Burgenland), húngaro (oficial em Burgenland).
Grupos étnicos: 91% austríacos, 4% originários da antiga Iugoslávia, 1,6% turcos, 0,9% alemães.
Economia
A economia austríaca é forte, sendo uma das mais desenvolvidas do mundo. No setor industrial se destaca na produção de cimento, produtos químicos, equipamentos elétricos, móveis, vidros, artigos de couro, carros, instrumentos ópticos, alimentos, tecidos e roupas. O turismo também é uma importante fonte de receita para o país, pois se destaca por tradicionalmente oferecer estações de férias, sendo uma das mais atrativas da Europa. Os principais produtos de exportação da Áustria são: madeira, móveis, ferro e aço, papel, têxteis, maquinaria, entre outros.
Moeda: euro.
PIB : US$ 255,9 bilhões (2004 estimado).
PIB per capita : US$ 31.300 (2004). Taxa de crescimento do PIB: 1,9 % (2004).
Taxa de desemprego: 4,4 % (2004).
Cultura
A cultura contemporânea da Áustria tem uma herança extremamente rica, como é o caso da arquitectura e da poesia, que remontam à Idade Média. Mas a maior contribuição da Áustria no campo cultural é a música, tradição que ainda hoje persiste. Dos maiores compositores austríacos, destacam-se Joseph Haydn, Wolfgang Amadeus Mozart, Franz Schubert, Johann Strauss pai e Johann Strauss filho. Arnold Schoenberg, Alban Berg e Anton von Webern encontram-se entre os fundadores da música moderna.
Bandeira da Áustria
Brasão Austríaco
Nenhum comentário:
Postar um comentário